DISLEXIA


DISLEXIA:

É definida como um distúrbio ou transtorno da aprendizagem na leitura, escrita e soletração. É uma dificuldade específica nos processamentos da linguagem para reconhecer, reproduzir, identificar, associar e ordenar os sons e as formas das letras.
A dislexia não é o resultado de má alfabetização, desatenção, desmotivação, condição sócio-econômico ou baixa inteligência. É mais comum entre meninos que meninas. Seu diagnóstico é complexo e deve ser realizado por equipe multidisciplinar.

·     CARACTERÍSTICAS

ü  Dispersão;
ü  Fraco desenvolvimento da atenção;
ü  Atraso no desenvolvimento da fala e da linguagem;
ü  Dificuldade em aprender rimas e canções;
ü  Fraco desenvolvimento em montar quebra-cabeças;
ü  Falta de interesse por livros impressos.
ü  Dificuldade na leitura e na escrita;
ü  Pobre conhecimento de rima;                     
ü  Dificuldade em copiar de livros e da lousa;
ü  Dificuldade de coordenação motora fina (letra, desenhos, pinturas, etc.) e /ou grossa (ginástica, dança, etc);
ü  Desorganização geral;
ü  Confusão entre esquerda ou direita;
ü  Dificuldade de manusear mapas, dicionários, listas telefônicas, etc.
ü  Vocabulário pobre;
ü   Dificuldade na memória de curto prazo;
ü   Dificuldade em decorar sequências, meses do ano, alfabeto;
ü   Dificuldade para aprender a ver as horas.
ü  Em atividade de ditado ou produção de texto possui muita dificuldade;
ü   Dificuldade em matemática e desenho geométrico;
ü   Troca, inversão, omissões, aglutinações de letras na escrita;
ü  Ao ler pula linha ou volta para a anterior;
ü  Dificuldade no aprendizado de uma segunda língua;
ü  Bom desempenho em provas orais.
ü  São estudantes criativos para muitas tarefas;
ü  Habilidade em atividades de artes, música, teatro e esportes;

·         SUGESTÕES PEDAGÓGICAS

ü  Criar rotina;
ü  Após explicação do conteúdo do dia, fornecer uma breve recapitulação da matéria;
ü  Usar recursos visuais (vídeos, slides, retroprojetor, etc.)
ü  Evitar falar e escrever ao mesmo tempo;
ü  Avisar com antecedência quando haverá a leitura de livros ou textos;
ü  Propor atividades fora da sala de aula, como dramatizações, entrevista, pesquisas;
ü  Usar fichas temáticas;
ü  Usar alfabeto móvel;
ü  Fichas com figuras e nome associados;
ü  Música, lenda e parlendas;
ü  Observar como o estudante faz as anotações da lousa e auxiliá-lo a se organizar;
ü  Desenvolver hábitos que estimulem o aluno a fazer uso consciente de uma agenda para recados e lembretes;
ü  Use a linguagem clara, direta e objetiva quando falar com o estudante;
ü  Traga-o para perto da lousa e da mesa do professor;
ü  Observe discretamente se ele fez anotações da lousa e de maneira correta antes de apagá-la;
ü  Estimule-o, incentive-o, faça-o acreditar em si, a sentir-se capaz e seguro;
ü  Não lhe peça para ler em voz alta na frente dos colegas;
ü  Avaliação deve ser oral.



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