É definida
como um distúrbio ou transtorno da aprendizagem na leitura, escrita e soletração.
É uma dificuldade específica nos processamentos da linguagem para reconhecer,
reproduzir, identificar, associar e ordenar os sons e as formas das letras.
A dislexia não
é o resultado de má alfabetização, desatenção, desmotivação, condição
sócio-econômico ou baixa inteligência. É mais comum entre meninos que meninas.
Seu diagnóstico é complexo e deve ser realizado por equipe multidisciplinar.
· CARACTERÍSTICAS
ü Dispersão;
ü Fraco
desenvolvimento da atenção;
ü Atraso
no desenvolvimento da fala e da linguagem;
ü Dificuldade
em aprender rimas e canções;
ü Fraco
desenvolvimento em montar quebra-cabeças;
ü Falta
de interesse por livros impressos.
ü Dificuldade
na leitura e na escrita;
ü Pobre
conhecimento de rima;
ü Dificuldade
em copiar de livros e da lousa;
ü Dificuldade
de coordenação motora fina (letra, desenhos, pinturas, etc.) e /ou grossa
(ginástica, dança, etc);
ü Desorganização
geral;
ü Confusão
entre esquerda ou direita;
ü Dificuldade
de manusear mapas, dicionários, listas telefônicas, etc.
ü Vocabulário
pobre;
ü Dificuldade na memória de curto prazo;
ü Dificuldade em decorar sequências, meses do
ano, alfabeto;
ü Dificuldade para aprender a ver as horas.
ü Em
atividade de ditado ou produção de texto possui muita dificuldade;
ü Dificuldade em matemática e desenho
geométrico;
ü Troca, inversão, omissões, aglutinações de
letras na escrita;
ü Ao
ler pula linha ou volta para a anterior;
ü Dificuldade
no aprendizado de uma segunda língua;
ü Bom
desempenho em provas orais.
ü São
estudantes criativos para muitas tarefas;
ü Habilidade
em atividades de artes, música, teatro e esportes;
·
SUGESTÕES
PEDAGÓGICAS
ü Criar
rotina;
ü Após
explicação do conteúdo do dia, fornecer uma breve recapitulação da matéria;
ü Usar
recursos visuais (vídeos, slides, retroprojetor, etc.)
ü Evitar
falar e escrever ao mesmo tempo;
ü Avisar
com antecedência quando haverá a leitura de livros ou textos;
ü Propor
atividades fora da sala de aula, como dramatizações, entrevista, pesquisas;
ü Usar
fichas temáticas;
ü Usar
alfabeto móvel;
ü Fichas
com figuras e nome associados;
ü Música,
lenda e parlendas;
ü Observar
como o estudante faz as anotações da lousa e auxiliá-lo a se organizar;
ü Desenvolver
hábitos que estimulem o aluno a fazer uso consciente de uma agenda para recados
e lembretes;
ü Use
a linguagem clara, direta e objetiva quando falar com o estudante;
ü Traga-o
para perto da lousa e da mesa do professor;
ü Observe
discretamente se ele fez anotações da lousa e de maneira correta antes de apagá-la;
ü Estimule-o,
incentive-o, faça-o acreditar em si, a sentir-se capaz e seguro;
ü Não
lhe peça para ler em voz alta na frente dos colegas;
ü Avaliação
deve ser oral.
Nenhum comentário:
Postar um comentário