TDAH


TDAH - (Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade): É um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e, para muitas pessoas pode durar por toda a vida (até 50% dos casos). Pode ter comorbidade com deficiência intelectual e autismo infantil, dislexia, disgrafia, depressão, transtornos de ansiedade, dependência química. Esse transtorno se caracteriza por sintomas de desatenção, hiperatividade e impulsividade. Pode ser classificado em três subtipos: predominantemente desatento, predominantemente hiperativo-impulsivo, tipo combinado. Os sintomas do TDAH não são homogêneos, o que torna seu diagnóstico complexo.

TDAH (tipo desatento):

ü  Dificuldades em prestar atenção a detalhes ou errar por descuido em atividades escolares e profissionais;
ü  Dificuldades em sustentar a atenção;
ü  Parecer não escutar quando lhe dirigem a palavra;
ü  Frequentemente não segue as instruções;
ü  Dificuldades em organizar tarefas e atividades;
ü  Evitar ou relutar em envolver-se em tarefas que exijam esforço mental constante;
ü   Perde coisas;
ü  Ser facilmente distraído por estímulos alheios à tarefa;
ü   Apresentar esquecimento em atividades diárias;
ü  Fala excessiva;

TDAH (tipo hiperativo-impulsivo):

ü  Mexe as mãos ou os pés ou se contorce na cadeira;
ü  Não consegue ficar sentado no lugar quando solicitado;
ü  Corre e sobe nas coisas excessivamente;
ü  Apresenta dificuldade em brincar quieto;
ü  Fala excessivamente;
ü  Está sempre “em movimento” ou age frequentemente como se estivesse “ligado em um motor”;
ü  Dificuldade em esperar sua vez;
ü  Responde mesmo antes de a pergunta ter sido concluída;
ü  Interrompe e interfere.

TDAH combinado:                     

ü  Elevada taxa de prejuízo acadêmico; É a combinação das características dos dois tipos de TDAH (desatento e hiperativo-impulsivo).

·         PRINCIPAIS CONSEQUÊNCIAS DO TDAH :

ü  Baixo desempenho escolar.
ü  Dificuldades de relacionamento.
ü  Baixa auto-estima, entre outros consequências emocionais.
       O diagnóstico desse transtorno é complexo e exige uma avaliação multidisciplinar que envolva as áreas da psicopedagogia, psiquiatria, psicologia, neurologia/neuropsicologia.


·         SUGESTÕES PEDAGÓGICAS:

ü  Sempre utilizar reforços positivos (palavras de apoio, aceno de mão, etc);
ü  Deve-se proporcionar uma boa estrutura, organização e constância (exemplo: mesma arrumação das cadeiras ou carteiras, programas diários, regras claramente definidas);
ü  Colocar o estudante perto de colegas que não o provoquem, perto da mesa do professor;
ü  Encorajar frequentemente, ser afetuoso e elogiar;
ü  Procurar dar responsabilidades que possam cumprir fazendo com que se sintam necessárias e valorizadas;
ü  Iniciar sempre com tarefas simples e gradualmente mudar para mais complexas;
ü  Proporcionar um ambiente acolhedor, demonstrando calor e contato físico de maneira equilibrada e, se possível, fazer com que os colegas tenham a mesma atitude;
ü  Proporcionar trabalho de aprendizagem em grupos pequenos e favorecer oportunidades sociais;
ü  Dar oportunidades para movimentos monitorados, como uma ida a secretaria, levantar para apontar lápis, etc;
ü  Fazer trabalhos manuais diversos: dobraduras, recorte, colagem, massa de modelar, etc, a fim de desenvolver a atenção e a concentração;
ü  Utilizar jogos diversos apontando regras;
ü  Estabelecer rotina previsível;
ü  Aumentar a comunicação com os pais;
ü  Quando o professor der algumas instruções, pedir ao estudante para repeti-las ou compartilhar com o amigo antes de começar as tarefas;
ü  Utilizar a técnica de aprendizagem ativa: trabalhos em duplas, respostas orais.
ü  Na medida do possível, oferecer para o estudante tarefa diferenciada. Os trabalhos em grupo e a possibilidade de o estudante escolher as atividades nas quais quer participar são elementos que despertam o interesse e a motivação;
ü  Usar mecanismos e/ou ferramentas para compensar as dificuldades memoriais: tabelas com prazo de entrega solicitados, usar post-it para fazer lembretes e anotações para que o estudante não esqueça o conteúdo;
ü  Etiquetar, sublinhar e colorir as partes mais importantes de uma tarefa, texto ou prova;
ü  Incentivar o uso de pastas plásticas para envio de papéis e apostilas e retorno para escola. Desta forma, todo o material fica condensado no mesmo lugar, minimizando perda de material;
ü  Não criticar e apontar os erros cometidos como falha no desempenho. Estudantes com TDAH precisam de suporte, encorajamento, parceria e adaptações. A atitude positiva do professor é um fator decisivo para a melhora no aprendizado.






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