TDAH - (Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade): É um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e, para muitas pessoas pode durar por toda a vida (até 50% dos casos). Pode ter comorbidade com deficiência intelectual e autismo infantil, dislexia, disgrafia, depressão, transtornos de ansiedade, dependência química. Esse transtorno se caracteriza por sintomas de desatenção, hiperatividade e impulsividade. Pode ser classificado em três subtipos: predominantemente desatento, predominantemente hiperativo-impulsivo, tipo combinado. Os sintomas do TDAH não são homogêneos, o que torna seu diagnóstico complexo.
TDAH (tipo desatento):
ü
Dificuldades em prestar atenção a detalhes ou
errar por descuido em atividades escolares e profissionais;
ü
Dificuldades em sustentar a atenção;
ü
Parecer não escutar quando lhe dirigem a
palavra;
ü
Frequentemente não segue as instruções;
ü
Dificuldades em organizar tarefas e atividades;
ü
Evitar ou relutar em envolver-se em tarefas que
exijam esforço mental constante;
ü
Perde
coisas;
ü
Ser facilmente distraído por estímulos alheios à
tarefa;
ü
Apresentar esquecimento em atividades diárias;
ü
Fala excessiva;TDAH (tipo hiperativo-impulsivo):
ü
Mexe as mãos ou os pés ou se contorce na
cadeira;
ü
Não consegue ficar sentado no lugar quando
solicitado;
ü
Corre e sobe nas coisas excessivamente;
ü
Apresenta dificuldade em brincar quieto;
ü
Fala excessivamente;
ü
Está sempre “em movimento” ou age frequentemente
como se estivesse “ligado em um motor”;
ü
Dificuldade em esperar sua vez;
ü
Responde mesmo antes de a pergunta ter sido
concluída;
ü
Interrompe e interfere.
TDAH combinado:
TDAH combinado:
ü Elevada taxa de prejuízo acadêmico; É a combinação das características dos dois tipos de TDAH (desatento e hiperativo-impulsivo).
·
PRINCIPAIS CONSEQUÊNCIAS DO TDAH :
ü Baixo
desempenho escolar.
ü Dificuldades
de relacionamento.
ü Baixa
auto-estima, entre outros consequências emocionais.
O diagnóstico
desse transtorno é complexo e exige uma avaliação multidisciplinar que envolva
as áreas da psicopedagogia, psiquiatria, psicologia, neurologia/neuropsicologia.
·
SUGESTÕES
PEDAGÓGICAS:
ü Sempre
utilizar reforços positivos (palavras de apoio, aceno de mão, etc);
ü Deve-se
proporcionar uma boa estrutura, organização e constância (exemplo: mesma
arrumação das cadeiras ou carteiras, programas diários, regras claramente
definidas);
ü Colocar
o estudante perto de colegas que não o provoquem, perto da mesa do professor;
ü Encorajar
frequentemente, ser afetuoso e elogiar;
ü Procurar
dar responsabilidades que possam cumprir fazendo com que se sintam necessárias
e valorizadas;
ü Iniciar
sempre com tarefas simples e gradualmente mudar para mais complexas;
ü Proporcionar
um ambiente acolhedor, demonstrando calor e contato físico de maneira
equilibrada e, se possível, fazer com que os colegas tenham a mesma atitude;
ü Proporcionar
trabalho de aprendizagem em grupos pequenos e favorecer oportunidades sociais;
ü Dar
oportunidades para movimentos monitorados, como uma ida a secretaria, levantar
para apontar lápis, etc;
ü Fazer
trabalhos manuais diversos: dobraduras, recorte, colagem, massa de modelar,
etc, a fim de desenvolver a atenção e a concentração;
ü Utilizar
jogos diversos apontando regras;
ü Estabelecer
rotina previsível;
ü Aumentar
a comunicação com os pais;
ü Quando
o professor der algumas instruções, pedir ao estudante para repeti-las ou
compartilhar com o amigo antes de começar as tarefas;
ü Utilizar
a técnica de aprendizagem ativa: trabalhos em duplas, respostas orais.
ü Na
medida do possível, oferecer para o estudante tarefa diferenciada. Os trabalhos
em grupo e a possibilidade de o estudante escolher as atividades nas quais quer
participar são elementos que despertam o interesse e a motivação;
ü Usar
mecanismos e/ou ferramentas para compensar as dificuldades memoriais: tabelas
com prazo de entrega solicitados, usar post-it para fazer lembretes e anotações
para que o estudante não esqueça o conteúdo;
ü Etiquetar,
sublinhar e colorir as partes mais importantes de uma tarefa, texto ou prova;
ü Incentivar
o uso de pastas plásticas para envio de papéis e apostilas e retorno para
escola. Desta forma, todo o material fica condensado no mesmo lugar,
minimizando perda de material;
ü Não
criticar e apontar os erros cometidos como falha no desempenho. Estudantes com
TDAH precisam de suporte, encorajamento, parceria e adaptações. A atitude
positiva do professor é um fator decisivo para a melhora no aprendizado.
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