É um transtorno disruptivo, caracterizado por um padrão
global de desobediência, desafio e comportamento hostil. Acredita-se que
fatores genéticos associados a fatores ambientais possam estar envolvidos nas
causas do transtorno.
CARACTERÍSTICAS
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Perde a paciência;
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Discutir com adultos;
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Desafia ativamente ou recusa-se a obedecer a
solicitações ou regras dos adultos;
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Deliberadamente faz coisas que aborrecem outras
pessoas;
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Responsabiliza outras pessoas por seus próprios
erros ou mau comportamento;
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É suscetível ou facilmente aborrecido pelos
outros;
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Mostra-se enraivecido e ressentido;
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É rancoroso ou vingativo;
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Os comportamentos devem ocorrer com mais frequência
do que se observa tipicamente em indivíduos de idade e nível de desenvolvimento
comparáveis e deve acarretar prejuízo significativo no funcionamento social,
acadêmico ou ocupacional.
É importante salientar que pelo
menos QUATRO dos comportamentos listados devem ocorrer com frequência por pelo
menos 6 meses.
INTERVENÇÃO
PEDAGÓGICA
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Rotina diária consistente;
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Ambiente escolar previsível para manter o
controle educacional;
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Ensino ativo: atividade física X procedimentos
de aprendizagem;
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Jogos e exercícios sensório-motores e
combinações intelectuais;
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Jogos com regras: xadrez, damas, quebra-cabeças;
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Outros que se apliquem ao TDAH;
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Explicar claramente regras e instruções.
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Realização de esportes coletivos, para auxiliar
na socialização e na formação de conceitos como disciplina e respeito;
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