Discalculia é um dos transtornos
de aprendizagem que causa a dificuldade na matemática. Este transtorno não é
causado por deficiência mental, nem por déficits visuais ou auditivos, nem por
má escolarização. A pessoa com discalculia comete erros diversos
na solução de problemas verbais, nas habilidades de contagem, nas habilidades
computacionais, na compreensão dos números.
·
CARACTERÍSTICAS
ü Problema
com orientação espacial;
ü Dificuldades
para lidar com operações;
ü Dificuldade
de memória de curto prazo;
ü Dificuldade
de memória de longo prazo;
ü Dificuldade
em lidar com grande quantidade
de informação;
ü Confusão
de símbolos: = + -
: . < >;
ü Dificuldade
para entender palavras usadas na
descrição de operações matemáticas;
ü Tendência
a transcrever números e sinais
erradamente;
·
SUGESTÕES
PEDAGÓGICAS
ü Permitir
o uso de calculadora e tabela de tabuada;
ü Adotar
o uso de caderno quadriculado;
ü Quanto
às provas, devem-se elaborar questões claras e diretas, reduzindo-se ao mínimo
o número de questões, sem limite de tempo, aplicando-a de tal sorte que o aluno
esteja acompanhado apenas de um tutor para certificar se entendeu o enunciado
das questões;
ü Estabelecer
critério em que, por vezes, o aluno poderá ser submetido a prova oral,
desenvolvendo as expressões mentalmente, ditando para que alguém as transcreva;
ü Moderar
na quantidade dos deveres de casa, passando exercícios repetitivos e
cumulativos;
ü Incentivar
a visualização do problema, com desenhos e depois internamente;
ü Prestar
atenção no processo utilizado pela criança, verificando o tipo de pensamento
que ela usa para desenvolver o problema;
ü Ministrar
uma aula livre de erros, para esse aluno conhecer o sucesso;
ü Evitar
atitudes e palavras que deem destaque às dificuldades do aluno para não
diferenciá-lo dos demais;
ü Evitar
correções constantes diante da turma;
ü A
utilização de jogos consiste numa boa opção para ajudar na visualização de
seriação, classificação, as habilidades psicomotoras, habilidades espaciais e a
contagem;
ü Ter
em mente que, para o discalcúlico, nada é óbvio, como é para os demais alunos.
ü
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