DISCALCULIA


·         DISCALCULIA:

Discalculia é um dos transtornos de aprendizagem que causa a dificuldade na matemática. Este transtorno não é causado por deficiência mental, nem por déficits visuais ou auditivos, nem por má escolarização.   A pessoa com discalculia comete erros diversos na solução de problemas verbais, nas habilidades de contagem, nas habilidades computacionais, na compreensão dos números. 

·         CARACTERÍSTICAS

ü  Problema com orientação espacial;
ü  Dificuldades para lidar com operações;
ü  Dificuldade de memória de curto prazo;
ü  Dificuldade de memória de longo prazo;
ü  Dificuldade em lidar com grande quantidade de informação;
ü  Confusão de símbolos: =  +  -  :  . < >;
ü  Dificuldade para entender palavras usadas na descrição de operações matemáticas;
ü  Tendência a transcrever números e sinais erradamente;

·         SUGESTÕES PEDAGÓGICAS

ü  Permitir o uso de calculadora e tabela de tabuada;
ü  Adotar o uso de caderno quadriculado;
ü  Quanto às provas, devem-se elaborar questões claras e diretas, reduzindo-se ao mínimo o número de questões, sem limite de tempo, aplicando-a de tal sorte que o aluno esteja acompanhado apenas de um tutor para certificar se entendeu o enunciado das questões;
ü  Estabelecer critério em que, por vezes, o aluno poderá ser submetido a prova oral, desenvolvendo as expressões mentalmente, ditando para que alguém as transcreva;
ü  Moderar na quantidade dos deveres de casa, passando exercícios repetitivos e cumulativos;
ü  Incentivar a visualização do problema, com desenhos e depois internamente;
ü  Prestar atenção no processo utilizado pela criança, verificando o tipo de pensamento que ela usa para desenvolver o problema;
ü  Ministrar uma aula livre de erros, para esse aluno conhecer o sucesso;
ü  Evitar atitudes e palavras que deem destaque às dificuldades do aluno para não diferenciá-lo dos demais;
ü  Evitar correções constantes diante da turma;
ü  A utilização de jogos consiste numa boa opção para ajudar na visualização de seriação, classificação, as habilidades psicomotoras, habilidades espaciais e a contagem;
ü  Ter em mente que, para o discalcúlico, nada é óbvio, como é para os demais alunos.

ü

Nenhum comentário:

Postar um comentário