Até o 3º ano é comum que as
crianças façam confusões ortográficas porque a relação com os sons e palavras
impressas ainda não estão dominadas por completo. A característica principal de
um indivíduo com disortografia são as confusões de letras, sílabas de palavras,
e trocas ortográficas já conhecidas e trabalhadas pelo professor. Pode ser
definida também como o conjunto de erros da escrita que afetam a palavra, mas
não o traçado ou grafia.
·
CARACTERÍSTICAS
ü Troca
de letras: faca/vaca, chinelo/jinelo,
porta/borta, sapo/zapo,
tarde/darte.
ü Confusão
de sílabas como: encontraram/encontrarão.
ü Adições:
ventitilador.
ü Omissões:
cadeira/cadera, prato/pato.
ü Fragmentações:
en saiar, a noitecer.
ü Inversões:
pipoca/picoca.
ü Junções:
No diaseguinte, sairei maistarde.
·
SUGESTÕES
PEDAGÓGICAS
ü Encorajar
as tentativas da escrita do estudante, mostrar interesse pelos trabalhos
escritos e elogiá-lo;
ü Incentivar
o estudante a elaborar seu diário no final do dia como rotina;
ü Chamar
atenção do estudante para situações diárias em que é necessária a utilização da
escrita;
ü Não
corrigir simplesmente os seus erros, mas tentar antes procurar a solução com o
aluno;
ü Recorrer
a livros de atividades que permitam o estudante trabalhar os vários casos de
ortografia.
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