É um transtorno
disruptivo que tem como característica principal um padrão repetitivo e persistente de
comportamento no qual são violados os direitos básicos dos outros ou normas ou
regras sociais importantes apropriadas à idade, além do envolvimento em
atividades perigosas ou até mesmo ilegais. Tem início na infância e
adolescência.
·
CARACTERÍSTICAS
ü Crueldade
com pessoas e animais;
ü Mente
com frequência;
ü Permanece
na rua (foge de casa, falta aulas);
ü Atividade
sexual precoce;
ü Culpa
os outros pelo seu comportamento;
ü Não
apresenta sofrimento psíquico ou constrangimento pelas suas atitudes;
ü Conflitos
na hora do recreio;
ü Baixa
autoestima;
ü Tentativa
de homicídio;
ü Irrita
com facilidade;
ü Recusa
a cumprir regras e as solicitações dos adultos;
ü Rouba
e furta com frequência;
ü Destruição
de bens de outrem;
ü Conduta
incendiária.
·
SUGESTÕES PEDAGÓGICAS
ü
Estabelecer regras e compri-las;
ü
Elogiar imediatamente as condutas apropriadas;
ü
Planejar momentos de brincadeiras e jogos de
cooperação em sala de aula;
ü
Permitir o uso de calculadora;
ü
Nas avaliações, elaborar questões claras e
diretas.
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